Pedro Lorenzo — Ilustrador based in Londrina - PR - Brasil

Portfolio de ilustrações científicas

O que é ilustração científica?
Uma vez que a fotografia é incapaz de capturar o momento perfeito de luz, cor, posição, que o texto científico exige para ser entendido, a ilustração científica trata de faze-lo.
Esta possibilita que os elementos necessários para completar e estender a compreensão de um texto de tema científico, sejam estes o contorno de uma estrutura, a cor artificial colocada em um elemento para que ele seja destacado ou o ciclo de vida de um animal, sejam produzidos de forma visual a partir da interpretação de um profissional que entende tanto de ilustração quanto dos respectivos temas de carácter científico.

Encomenda feita por pesquisador da área de polinização para a sua dissertação de mestrado. Esta representada uma orquídea sendo visitada por um de seus polinizadores. Feita em pintura digital no Photoshop Elements com a caneta mouse.

Encomenda de uma representação da espécie Serjania multiflora. Feita em pintura digital no Photoshop Elements com a caneta mouse.

Encomenda de uma representação da espécie Tibouchina sellowiana. Feita no Photoshop Elements com a caneta mouse. Feita em pintura digital no Photoshop Elements com a caneta mouse.

Representação de uma Viúva Negra. Feita em pintura digital no Photoshop Elements com a caneta mouse.

Representação de um ancestral canino de hábito arbóreo. Feita em pintura digital no Photoshop Elements com a caneta mouse.

Ilustração do trabalho "Vizentin-Bugoni et al. Processes entangling interactions at local and macroscale: the importance of niche-based processes in plant-hummingbird networks across the Americas. (in prep.)", photoshop elements e caneta digital.

Ilustração que fiz para trabalho acadêmico, feita com caneta digital.

Encomenda de uma representação esquemática em que a forma de contato do polinizador com a orquídea fosse evidenciada. Feita em vetor no Adobe Illustrator.

Representação do corte sagital do encéfalo humano. Feita com pintura digital no Photoshop.

Virou capa! Essa ilustração foi feita para o trabalho Maruyama et al. 2016 The integration of alien plants in mutualistic plant–hummingbird networks across the Americas: the importance of species traits and insularity, Diversity and Distributions, (Diversity Distrib.) (2016) 22, 672–681 e virou capa da revista!